Homem abandonado no espaço por um ano passa por uma última reviravolta do destino

A maioria dos astronautas concordaram que, a partir do momento que você deixa a Terra, tudo se transforma. Você acaba mudando - para o bem ou para o mal. No entanto, enquanto essa transformação mostrou-se meramente psicológica para a maior parte dos viajantes espaciais, para o cosmonauta Sergei Krikalev tudo foi muito real. Quando partiu em sua viagem espacial, ele pensou que sabia exatamente como seria seu retorno à Terra. Depois de um imprevisto, porém, Krikalev começou a duvidar se algum dia seria capaz de voltar em segurança para casa.

Ao infinito e além

Foi em 1991, aos 33 anos, que o engenheiro de voo Sergei Krikalev partiu de uma base de lançamento no atual Cazaquistão em direção à estação espacial Mir. Apesar de todo o seu treinamento, ele não tinha como se preparar para a reviravolta que sua viagem estava prestes a sofrer.

Manutenção

Na época, a estação espacial Mir precisava de uma pesada manutenção, então, o inteligente engenheiro Krikalev foi designado para realizar reparos e caminhadas espaciais experimentais por lá. De início, ele não estava sozinho.

Operação internacional

O cosmonauta Anatoly Artsebarski e a primeira cidadã do Reino Unido a ir ao espaço, Helen Sharman, acompanharam Krikalev na viagem. Esses dois, contudo, acabaram deixando o engenheiro antes do desastre.

O plano

Krikalev só deveria ficar no espaço por 5 meses - coisa bem rápida. Entretanto, após uma série de inesperados acontecimentos assolarem a Terra, a viagem do engenheiro tornou-se... complicada.